O ar condicionado automático está ligado ao sistema de ventilação e aquecimento do seu veículo.

O ar externo é filtrado para que não contenha poeira, poluentes atmosféricos, pólen, mofo ou gases de escape. O filtro de ar retém esses contaminantes antes que o ar resfriado entre na cabine. Também ajuda a garantir o funcionamento ideal dos sistemas de aquecimento e ar condicionado. O filtro deve ser substituído todos os anos, ou com maior frequência se conduzir em determinados locais onde a concentração de poluentes é muito elevada (grandes cidades, estaleiros de obras, estradas de gravilha, etc.).

Nestas condições, também é recomendável usar a função “recirculação de ar” para evitar sujar demais o filtro. O líquido de arrefecimento é misturado com um óleo especial que muda para um estado gasoso muito rapidamente para resfriar o interior do seu veículo. Se ocorrer um vazamento, a lubrificação de todo o sistema não será realizada como deveria.

Isso pode causar danos ao compressor, que é a parte mais cara do sistema de ar condicionado do seu carro. A manutenção regular nos permitirá ver se o sistema não possui refrigerante. Se assim for, você notará (será capaz de perceber) que seu sistema AC é menos eficiente, que produz um cheiro de mofo ou que o ventilador faz um ruído incomum.

Você também pode sentir umidade no ar resfriado. Se estiver ficando sem refrigerante, você também pode descobrir (observar) que o compressor para e inicia com frequência. O motor também pode exibir uma temperatura mais alta quando o ar-condicionado do carro está ligado. Alguns controles do painel também podem estar com defeito. https://www.soclimatizadores.com.br/